
4.
Ansiedade
O MEDO e a ANSIEDADE fazem parte da condição humana e indicam um perigo iminente, por isso, são necessários à sobrevivência. O medo surge como uma resposta adaptativa a uma ameaça ou perigo percebido. Ocorre uma grande excitação no corpo para que o organismo se prepare para uma resposta contra o perigo encontrado, o que leva à ação de luta ou de fuga. O medo e a ansiedade preparam a pessoa para uma situação ou para a tomada de decisões.
​
No entanto, o medo e a ansiedade podem ser mal adaptativos se uma situação não ameaçadora é interpretada como um evento aversivo e uma ameaça potencial. Se provocarem reações excessivas, persistentes e irrealistas diante de situações rotineiras, a ansiedade gera sentimentos de apreensão, preocupação, nervosismo e tensão, tornando-se opressora. A ansiedade é uma resposta emocional prolongada causada por um medo inicial diante de um evento imprevisível. É uma antecipação do futuro controlada por vários PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS, predominantemente o "E se..."
​
A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL trata o TRANSTORNO DE ANSIEDADE com base científica, sendo que seu pressuposto é reduzir os sentimentos negativos indesejáveis através da mudança dos pensamentos, das crenças e das atitudes relacionadas à ansiedade.