top of page
2_20240104_192749_0001_edited_edited.jpg
5.
Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica (ANP) consiste num exame realizado com testes neuropsicológicos padronizados e validados para uma determinada população. Essa testagem avalia as funções cognitivas do ser humano e permite verificar se há comprometimento cognitivo, qual a função comprometida, o nível de comprometimento e o quanto essa função pode ser reabilitada. Avalia também os afetos do sujeito e sua personalidade. Sendo necessário, o neuropsicólogo deve solicitar exames de imagem que vão corroborar com seus achados nos testes neuropsicológicos.

Trata-se de um processo complexo que avalia o paciente no setting terapêutico e através de dados coletados por entrevistas com familiares, por observações do comportamento do paciente e pela avaliação dos resultados dos testes. Esses dados irão comprovar a queixa inicial e direcionar possíveis tratamentos.

A ANP avalia as principais funções cognitivas, sendo elas: atenção, memória, linguagem, habilidade visuoespacial e visuoconstrutiva e funções executivas. Essas funções são avaliadas conjuntamente com o humor do paciente e sua personalidade para que se possa chegar a um diagnóstico diferencial da problemática existente.

 

Após a ANP os dados obtidos através dos resultados dos testes, das observações clínicas e do diagnóstico diferencial permitem traçar um plano de ação que ofereça ao paciente a Reabilitação Neuropsicológica.

Etapas da Avaliação Neuropsicológica

Primeira sessão: Anamnese 

Momento realizado com o paciente e/ou familiares (responsáveis) .

São coletadas informações importantes sobre o histórico familiar, o histórico pré-mórbido e a queixa inicial.

A partir desses dados e do levantamento da hipótese diagnóstica, as sessões avaliativas são preparadas com a bateria de testes necessários. 

Segunda sessão: avaliação geral

Avaliação geral das funções cognitivas, da personalidade e dos afetos.

Próximas sessões: funções cognitivas

São avaliadas as funções de percepção (atenção), armazenamento de informações (memória), pensamento (cognição geral) e execução (funções executivas) através de testes e tarefas neuropsicológicas.

Última sessão: Devolutiva 

Entrevista devolutiva realizada com o paciente e familiares sobre os resultados da avaliação.

Orientações e encaminhamentos necessários para a Reabilitação Neuropsicológica

bottom of page