top of page

8.

Neuromodulação não invasiva: Neurofeedback
Neurofeedback / Neuromodulação ou Condicionamento Operante de Ondas Cerebrais
(EEG Operant Conditioning ou EEG Biofeedback Therapy EBT)

Anchor 1

I- O que é

NEUROFEEDBACK / NEUROMODULAÇÃO AUTORREGULATÓRIA é uma terapia orientada ao desenvolvimento cerebral que visa proporcionar o equilíbrio e melhorar as funções cognitivas, como atenção, memória, funções executivas, dentre outras.

 

É uma técnica segura, indolor, não invasiva, não medicamentosa e eficaz que possibilita identificar e modular as funções cerebrais para tratar sintomas neurológicos e psicopatológicos de diversas condições clínicas como ansiedade, depressão, TDAH, insônia, enxaqueca, TEPT, dentre outras.

O NF também pode ser realizado em pessoas com cérebros saudáveis que buscam melhorar a cognição, a criatividade e os aspectos emocionais. Portanto, auxilia na performance de executivos, concurseiros, estudantes, esportistas, musicistas...

Essa avançada técnica alcança diretamente o sistema nervoso central e a eficácia do treinamento neuronal pode ser percebida logo após as primeiras sessões. Ao finalizar o protocolo de treinamento estabelecido pelo profissional capacitado, ocorre a inibição ou a extinção dos sintomas apresentados pelo paciente/cliente devido a remodelação da atividade cerebral que ocorre através da plasticidade neuronal.

 

 

20221026_123037.jpg
Anchor 2

II- Pesquisas

O NF trata-se de uma técnica terapêutica que vem sendo estudada há décadas por pesquisadores e, atualmente, suas aplicações são múltiplas. Houve um crescimento expressivo de estudos no campo do Biofeedback publicados no Pubmed a partir de 1978 e novamente em 2012.

Dentre alguns pesquisadores, destaca-se o professor e neurologista pediátrico da Harvard Medical School, Frank H. Duffy, MD, que citou no periódico Clinical EEG (Electroencephalography) que a terapia do Neurofeedback “...deveria desempenhar um papel terapêutico importante em muitas áreas difíceis. Na minha opinião, se algum medicamento tivesse demonstrado um espectro tão amplo de eficácia [assim como o Neurofeedback], seria universalmente aceito e amplamente utilizado”. – Duffy, F. H. (2000). Editorial: The state of EEG biofeedback therapy (EEG operant conditioning) in 2000: An editor’s opinion. Clinical Electroencephalography, 31(1), v–viii.

20221101_180810.jpg

Outra referência que se destaca é Norman Doidge, médico psiquiatra e psicanalista, autor do best-seller O cérebro que se transforma. Segundo Doidge, o Neurofeedback “foi reconhecido recentemente pela Academia Americana de Pediatria como tratamento tão eficaz quanto medicações para combater sintomas de TDA e TDAH. Raramente apresenta efeitos colaterais, pois é uma forma de treinamento cerebral. Também foi aprovado para tratamento de certos tipos de epilepsia, revelando-se eficaz em muitos outros distúrbios, entre eles certos tipos de ansiedade, estresse pós-traumático, distúrbios de aprendizado, lesões cerebrais, enxaqueca e sensibilidades que afetam o espectro autístico”. - Doidge, Norman. O cérebro que cura: como a neuroplasticidade pode revolucionar o tratamento de lesões e doenças cerebrais. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2021.

Anchor 3

III- Benefícios do Neurofeedback

O NEUROFEEDBACK estuda o transtorno através da análise das ondas cerebrais e treina a atividade neuronal de forma a melhorar o funcionamento mental em busca de maior eficiência e bem-estar. É um tratamento seguro e eficaz que alcança benefícios juntamente com outras terapias convencionais.

De acordo com as queixas, com a anamnese e com os resultados do mapeamento cerebral, o treinamento das ondas cerebrais em determinadas áreas específicas do cérebro, associadas às terapêuticas convencionais,  resultam na redução de algumas sintomatologias, como:  

Sintomas relacionados ao TDAH, TEA, Alzheimer, transtornos da personalidade, transtornos do humor, TOC, transtornos de aprendizagem e TEPT.

Assim como na melhora do sono, redução de estresse, performance cognitiva (concurseiros, ENEM, estudantes, executivos, atletas, musicistas), redução da fadiga e aumento do foco.

Anchor 4

IV- Técnica do Neurofeedback

1.

O NEUROFEEDBACK promove a modulação das ondas cerebrais. São colocados eletrodos no couro cabeludo do indivíduo, o que torna possível visualizar o funcionamento elétrico do cérebro e medir as ondas cerebrais (delta, teta, alfa, beta e gama) em tempo real. Esse procedimento possibilita identificar os comprometimentos funcionais do cérebro, caso as ondas estejam em proporções inadequadas.

2.

Após associar esses resultados às sintomatologias e/ou objetivos apresentados pelo paciente é estabelecido um protocolo de treinamento da atividade elétrica cerebral. O treinamento tem como objetivo promover mudanças progressivas no funcionamento cerebral, fortalecer e modificar as vias neurais, melhorar a resistência mental e sua flexibilidade e modular o comportamento, a cognição e as emoções.

3.

Os resultados do NF ocorrem por aprendizagem via condicionamento operante, no qual o comportamento a ser aprendido se relaciona com as suas consequências (nenhum estímulo elétrico é enviado ao cérebro). Essas mudanças na atividade cerebral serão consolidadas pela neuroplasticidade.

4.

Para o treinamento, o profissional capacitado estabelecerá parâmetros que irão modificar e regular a amplitude das ondas cerebrais através do software do aparelho do NF. Durante o treinamento, os eletrodos são colocados nos locais adequados do couro cabeludo e sempre que o cérebro atingir efetivamente os parâmetros estabelecidos pelo treinador ocorrerá um reforço positivo. Esse reforço acontece em milésimos de segundo, possibilitando que o cérebro mude seu funcionamento e a aprendizagem ocorra. Mas, para isso, torna-se necessário que o treinamento ocorra com repetição e frequência.

Anchor 5

V- Sessões do Neurofeedback

Anchor 6

Primeira sessão 

Anamnese

Entrevista clínica detalhada onde serão coletadas informações sobre a história pregressa do paciente. De forma complementar, será enviado um formulário via drive que deverá ser preenchido pelo mesmo ou por seu responsável.

WhatsApp Image 2023-02-21 at 20.53.37.jpeg
20221121_172959_edited.jpg

Resultados do mapeamento

Os dados das ondas cerebrais coletados no mapeamento permitem fazer uma análise quantitativa e qualitativa do funcionamento cerebral do paciente.

Os resultados são relacionados com os sintomas apresentados e com a literatura, o que possibilita criar um plano de treinamento individualizado.

As próximas sessões correspondem ao Treinamento cerebral.

20220806_115308.jpg

Eletroencefalograma quantitativo com Mapeamento cerebral

Segunda sessão

O eletroencefalograma quantitativo com mapeamento cerebral, trata-se de um exame que permite visualizar a atividade elétrica cerebral de forma detalhada e identificar as áreas cerebrais que não estão funcionando de maneira adequada. 

São colocados sensores/eletrodos no couro cabeludo do cliente/paciente, no qual as ondas cerebrais serão medidas e registradas em tempo real através do software do aparelho de Eletroencefalografia - EEG.

 

Todo o processo é feito de forma não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais. 

 

O mapeamento é feito em 5 etapas. 

Cada etapa faz a medição das ondas cerebrais por 3 minutos, sendo: 

  • 1min de olhos fechados

  • 1min de olhos abertos

  • 1 min de atividade

 

Para cada etapa os eletrodos são colocados em pontos específicos, o que possibilita que todas as áreas cerebrais sejam mapeadas e avaliadas.

 

O mapeamento é realizado em uma única sessão com duração aproximada de 1h30m.

Anchor 7

VI- Treinamento do Neurofeedback

São colocados sensores/eletrodos do aparelho de Eletroencefalografia - EEG no couro cabeludo do cliente/paciente para treinar e monitorar os padrões das ondas cerebrais e permitir a modificação dessas ondas através da neuromodulação autorregulatória que ocorre por aprendizagem, via princípios do condicionamento operante e neuroplasticidade. 

O paciente recebe um feedback positivo através de sinais visuais e/ou sonoros sempre que o cérebro atingir os parâmetros das ondas cerebrais estabelecidas pelo treinador.


Os eletrodos são colocados em pontos específicos dos lobos cerebrais, de acordo com o protocolo estabelecido.

Cada sessão de  treinamento dura, em média, 50min. 

bottom of page