
7.
Neuromodulação não invasiva: Neurofeedback
Neurofeedback / Neuromodulação ou Condicionamento Operante de Ondas Cerebrais
(EEG Operant Conditioning ou EEG Biofeedback Therapy EBT)
I- O que é
NEUROFEEDBACK / NEUROMODULAÇÃO AUTORREGULATÓRIA é uma terapia orientada ao desenvolvimento cerebral que visa proporcionar o equilíbrio e melhorar as funções cognitivas, como atenção, memória, funções executivas, dentre outras.
É uma técnica segura, indolor, não invasiva, não medicamentosa e eficaz que possibilita identificar e modular as funções cerebrais para tratar sintomas neurológicos e psicopatológicos de diversas condições clínicas como ansiedade, depressão, TDAH, insônia, enxaqueca, TEPT, dentre outras.
O NF também pode ser realizado em pessoas com cérebros saudáveis que buscam melhorar a cognição, a criatividade e os aspectos emocionais. Portanto, auxilia na performance de executivos, concurseiros, estudantes, esportistas, musicistas...
Essa avançada técnica alcança diretamente o sistema nervoso central e a eficácia do treinamento neuronal pode ser percebida logo após as primeiras sessões. Ao finalizar o protocolo de treinamento estabelecido pelo profissional capacitado, ocorre a inibição ou a extinção dos sintomas apresentados pelo paciente/cliente devido a remodelação da atividade cerebral que ocorre através da plasticidade neuronal.

II- Pesquisas
O NF trata-se de uma técnica terapêutica que vem sendo estudada há décadas por pesquisadores e, atualmente, suas aplicações são múltiplas. Houve um crescimento expressivo de estudos no campo do Biofeedback publicados no Pubmed a partir de 1978 e novamente em 2012.
Dentre alguns pesquisadores, destaca-se o professor e neurologista pediátrico da Harvard Medical School, Frank H. Duffy, MD, que citou no periódico Clinical EEG (Electroencephalography) que a terapia do Neurofeedback “...deveria desempenhar um papel terapêutico importante em muitas áreas difíceis. Na minha opinião, se algum medicamento tivesse demonstrado um espectro tão amplo de eficácia [assim como o Neurofeedback], seria universalmente aceito e amplamente utilizado”. – Duffy, F. H. (2000). Editorial: The state of EEG biofeedback therapy (EEG operant conditioning) in 2000: An editor’s opinion. Clinical Electroencephalography, 31(1), v–viii.

Outra referência que se destaca é Norman Doidge, médico psiquiatra e psicanalista, autor do best-seller O cérebro que se transforma. Segundo Doidge, o Neurofeedback “foi reconhecido recentemente pela Academia Americana de Pediatria como tratamento tão eficaz quanto medicações para combater sintomas de TDA e TDAH. Raramente apresenta efeitos colaterais, pois é uma forma de treinamento cerebral. Também foi aprovado para tratamento de certos tipos de epilepsia, revelando-se eficaz em muitos outros distúrbios, entre eles certos tipos de ansiedade, estresse pós-traumático, distúrbios de aprendizado, lesões cerebrais, enxaqueca e sensibilidades que afetam o espectro autístico”. - Doidge, Norman. O cérebro que cura: como a neuroplasticidade pode revolucionar o tratamento de lesões e doenças cerebrais. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2021.

III- Benefícios do Neurofeedback
O NEUROFEEDBACK estuda o transtorno através da análise das ondas cerebrais e treina a atividade neuronal de forma a melhorar o funcionamento mental em busca de maior eficiência e bem-estar. É um tratamento seguro e eficaz que alcança benefícios juntamente com outras terapias convencionais.
De acordo com as queixas, com a anamnese e com os resultados do mapeamento cerebral, o treinamento das ondas cerebrais em determinadas áreas específicas do cérebro, associadas às terapêuticas convencionais, resultam na redução de sintomatologias de algumas condições, como:
Sintomas relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doença de Alzheimer (DA), reabilitação cognitiva pós-COVID, Transtornos da Personalidade, Transtornos do Humor, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtornos de Aprendizagem e Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Assim como na melhora do sono, redução de estresse, performance cognitiva (concurseiros, ENEM, estudantes, executivos, atletas, musicistas), redução da fadiga e aumento do foco.
IV- Técnica do Neurofeedback
1.
O NEUROFEEDBACK promove a modulação das ondas cerebrais. São colocados eletrodos no couro cabeludo do indivíduo, o que torna possível visualizar o funcionamento elétrico do cérebro e medir as ondas cerebrais (delta, teta, alfa, beta e gama) em tempo real. Esse procedimento possibilita identificar os comprometimentos funcionais do cérebro, caso as ondas estejam em proporções inadequadas.
2.
Após associar esses resultados às sintomatologias e/ou objetivos apresentados pelo paciente é estabelecido um protocolo de treinamento da atividade elétrica cerebral. O treinamento tem como objetivo promover mudanças progressivas no funcionamento cerebral, fortalecer e modificar as vias neurais, melhorar a resistência mental e sua flexibilidade e modular o comportamento, a cognição e as emoções.
3.
Os resultados do NF ocorrem por aprendizagem via condicionamento operante, no qual o comportamento a ser aprendido se relaciona com as suas consequências (nenhum estímulo elétrico é enviado ao cérebro). Essas mudanças na atividade cerebral serão consolidadas pela neuroplasticidade.
4.
Para o treinamento, o profissional capacitado estabelecerá parâmetros que irão modificar e regular a amplitude das ondas cerebrais através do software do aparelho do NF. Durante o treinamento, os eletrodos são colocados nos locais adequados do couro cabeludo e sempre que o cérebro atingir efetivamente os parâmetros estabelecidos pelo treinador ocorrerá um reforço positivo. Esse reforço acontece em milésimos de segundo, possibilitando que o cérebro mude seu funcionamento e a aprendizagem ocorra. Mas, para isso, torna-se necessário que o treinamento ocorra com repetição e frequência.

V- Sessões do Neurofeedback
Primeira sessão
Anamnese
Entrevista clínica detalhada onde serão coletadas informações sobre a história pregressa do paciente. De forma complementar, será enviado um formulário via drive que deverá ser preenchido pelo mesmo ou por seu responsável.


Resultados do mapeamento
Os dados das ondas cerebrais coletados no mapeamento permitem fazer uma análise quantitativa e qualitativa do funcionamento cerebral do paciente.
Os resultados são relacionados com os sintomas apresentados e com a literatura, o que possibilita criar um plano de treinamento individualizado.
As próximas sessões correspondem ao Treinamento cerebral.

Eletroencefalograma quantitativo com Mapeamento cerebral
Segunda sessão
O eletroencefalograma quantitativo com mapeamento cerebral, trata-se de um exame que permite visualizar a atividade elétrica cerebral de forma detalhada e identificar as áreas cerebrais que não estão funcionando de maneira adequada.
São colocados sensores/eletrodos no couro cabeludo do cliente/paciente, no qual as ondas cerebrais serão medidas e registradas em tempo real através do software do aparelho de Eletroencefalografia - EEG.
Todo o processo é feito de forma não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais.
O mapeamento é feito em 5 etapas.
Cada etapa faz a medição das ondas cerebrais por 3 minutos, sendo:
-
1min de olhos fechados
-
1min de olhos abertos
-
1 min de atividade
Para cada etapa os eletrodos são colocados em pontos específicos, o que possibilita que todas as áreas cerebrais sejam mapeadas e avaliadas.
O mapeamento é realizado em uma única sessão com duração aproximada de 1h30m.
VI- Treinamento do Neurofeedback
São colocados sensores/eletrodos do aparelho de Eletroencefalografia - EEG no couro cabeludo do cliente/paciente para treinar e monitorar os padrões das ondas cerebrais e permitir a modificação dessas ondas através da neuromodulação autorregulatória que ocorre por aprendizagem, via princípios do condicionamento operante e neuroplasticidade.

O paciente recebe um feedback positivo através de sinais visuais e/ou sonoros sempre que o cérebro atingir os parâmetros das ondas cerebrais estabelecidas pelo treinador.
Os eletrodos são colocados em pontos específicos dos lobos cerebrais, de acordo com o protocolo estabelecido.
Cada sessão de treinamento dura, em média, 50min.