
5.
Reabilitação | treino cognitivo
A Reabilitação cognitiva é uma subdivisão da Reabilitação Neuropsicológica.
Trata-se de um tratamento não farmacológico que visa melhorar ou recuperar funções cognitivas comprometidas por doenças ou transtornos neurocognitivos.
Ocorre pela plasticidade cerebral ou regeneração das capacidades adaptativas do SNC. O cérebro é um órgão capaz de se adaptar a situações novas, seja estrutural ou funcionalmente. Isso significa que ele é capaz de formar novas sinapses, fazer novas conexões e trazer novas habilidades, tornando as funções cognitivas eficazes novamente, a depender do nível de comprometimento.
O objetivo é reduzir as dificuldades cognitivas, melhorar a qualidade de vida e a autoestima do paciente e retardar a progressão da doença.
O tratamento é personalizado para cada paciente, levando em consideração suas preferências e objetivos.
Consiste em técnicas de treinos cognitivos e tarefas específicas, como:
• Exercícios cognitivos utilizando atividades impressas;
• Jogos terapêuticos que estimulam a memória, atenção e raciocínio;
• Jogos computadorizados;
• Estratégias para facilitar as atividades do dia a dia;
• Neuromodulação não invasiva.
O acompanhamento de um familiar ou cuidador é importante para o sucesso do tratamento.
A reabilitação cognitiva pode ser utilizada para tratar: Doença de Alzheimer, Demência de Lewy, Doença de Parkinson, Transtornos cognitivos leves, TDAH e comprometimentos pós-covid.
O processo de reabilitação cognitiva prestado no consultório ALHURES é realizado através da neuromodulação cerebral não-invasiva associada a atividades terapêuticas/cognitivas citadas acima, de acordo com a condição clínica e com as características individuais do paciente. São utilizadas as técnicas de Neurofeedback e TDCS (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua). A associação das técnicas potencializa os resultados do tratamento.